Recapitulando a ITIL - Resumidamente, o conteúdo de cada livro
Hora de recapitular conceitos sobre a ITIL.
Estratégia de serviços: identificação de requisitos e necessidades de negócio que sejam “atendíveis” por serviços de TI. Os requisitos e necessidades são acordados e documentados em um SLP (service level package ou pacote de nível de serviços).
Desenho de serviços: a partir dos requisitos é concebida a solução de TI em forma de serviços, em todos os seus aspectos, que são documentados em um SDP (service design package ou pacote de desenho de serviço). O SDP nada mais é que um documento de especificações e
características dos serviços.
Transição de serviços: trata da implementação em produção. Tal implementação é testada e acompanhada, bem como validada. O SKMS (service knowledge management system – sistema de gestão do conhecimento em serviços de TI) é atualizado com as informações do ambiente de produção.
Operação de serviços: o serviço é mantido em operação e funcionamento de acordo com os níveis de serviço (SLA – service level agreement, ou acordo de nível de serviço) estabelecidos para gerar os resultados esperados.
Melhoria de Serviço Continuada (Melhoria Contínua de Serviços): identifica oportunidades de melhoria no serviço.
Estratégia de Serviços
Objetivo: desenvolvimento de estratégias e modelos organizacionais baseados em serviços. Engloba:
- Quais serviços serão oferecidos e para quais clientes;
- Como criar valor para estes clientes;
- Como fazer que percebam o valor criado;
- Como desenvolver planos de negócio de modo a obter capacidades e recursos necessários aos serviços;
- Como otimizar a alocação de recursos;
- Como medir o desempenho dos serviços.
Conceitos Importantes deste livro:
Competitividade: serviços operam em mercados competitivos; portanto é necessária uma
estratégia de terceirização e provimento os serviços.
4 P's da estratégia de serviço:
- Perspectiva: direcionamento, visão estratégica da organização sobre o mercado;
- Posição: como o mercado enxerga a organização, daqui derivam estratégias de diferenciação;
- Plano: traduz a estratégia para a produção / operação;
- Padrão: descreve características essenciais dos serviços, norteando o funcionamento dos serviços e da organização
Riscos: Serviços devem ter seus riscos gerenciados.
Fatores críticos de sucesso: são identificados e revisados periodicamente para garantir adequação do portfólio de serviços à estratégia. Indica para quais elementos é necessária atenção de modo que o serviço esteja alinhado à estratégia.
Valor do serviço: é combinação da utilidade + garantia, que devem crescer/avançar proporcionalmente.
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